• Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá beneficia 14 rios da região
Publicado em 03/09/2014 - 15:38  |  Atualizado em 11/05/2022 - 16:33

As obras têm como objetivos o controle de enchentes urbanas e a recuperação ambiental da bacia. Quatorze rios na região estão sendo requalificados, tendo investimento total de R$ 364,9 milhões, com recursos compartilhados entre Governo Federal e município. Oito deles já tiveram obras finalizadas, que somam aproximadamente 15 km de cursos d’ água canalizados, requalificados e entregues: o que é maior que extensão da ciclovia Mané Garrincha, que liga o Centro da cidade ao bairro de Copacabana.

A intervenção foi incluída no PAC Drenagem, programa que assegura recursos para cidades que sofrem constantemente com inundações em períodos de chuva. As localidades beneficiadas são Anil, Cidade de Deus, Freguesia, Gardênia Azul, Itanhangá, Pechincha, Praça Seca, Taquara e Tanque, sendo atendidos diretamente 350 mil moradores da região. A previsão é de que todas as obras estejam concluídas no segundo semestre de 2015, contabilizando no momento 70% de avanço físico, que representam 22 km de canais beneficiados.
Entre os rios que tiveram obras finalizadas estão: Córrego da Panela; Itanhangá/ Amendoeira (afluente); Papagaio; São Francisco; Cachoeira; Muzema; Retiro e Sangrador. As obras foram divididas em três sublotes: 1A, 1B e 1C, tendo sido concluído o primeiro sublote em 2013. As intervenções ainda prosseguem nos rios Banca da Velha, Covanca, Grande, Pechincha, Pequeno e Tindiba.
A macrodrenagem é a resposta da prefeitura às enchentes de 1996 em Jacarepaguá. Hoje o município investe um volume de recursos quatro vezes maior do que o aplicado nos últimos quinze anos anteriores ao início desta gestão na Baixada de Jacarepaguá, assegurando uma solução definitiva para o problema frequente de inundações daquela área. Estão sendo executadas ações como dragagem, limpeza e canalização, implantação de avenidas canais e recomposição de leitos de rios, garantindo avanços paisagísticos e ambientais.
Cercada pelos maciços da Tijuca e da Pedra Branca, a região da Bacia de Jacarepaguá corresponde a 25% da área total do município do Rio de Janeiro. O local sofreu um processo acelerado de ocupação, alcançando média anual de crescimento de 2,9% – quatro vezes a média do município de 0,79%. A área é o principal vetor de crescimento da cidade e a recuperação desta bacia está prevista na Matriz de Responsabilidades para as Olimpíadas de 2016, já que consiste em região onde estão sendo instalados equipamentos importantes para as competições, como o Parque Olímpico, a Vila Olímpica e o Parque dos Atletas.