Prefeitura entrega reservatório da Praça da Bandeira

• Prefeitura entrega reservatório da Praça da Bandeira
Publicado em 30/12/2013 - 17:11  |  Atualizado em 11/05/2022 - 16:36

“Piscinão” de 18 milhões de litros representa a primeira etapa das obras de controle de enchentes na Grande Tijuca

O reservatório da Praça da Bandeira está pronto para operar e, neste domingo, 29, foi entregue à população pela Prefeitura do Rio. Este é o menor dos cinco previstos no projeto, tendo 20 metros de profundidade útil e 35 metros de diâmetro, e já trará resultados neste verão para o controle de enchentes na Praça da Bandeira e em vias de seu entorno. O “piscinão” representa a entrega da primeira etapa das obras, que prosseguem nos reservatórios das praças Varnhagen e Niterói, assim como para desviar o Rio Joana.

A capacidade deste primeiro “piscinão” é suficiente para comportar 18 mil caixas d’águas de 1 mil litros, ou seja, 18 milhões de litros de água serão reservados nele e deixarão de contribuir para alagamentos nas pistas.  Toda a água que passa pela rede de águas pluviais do entorno da praça seguirá para o reservatório e, conforme a capacidade da rede de drenagem, os volumes serão liberados por bombeamento.

O monitoramento das bombas hidráulicas será feito pelo Centro de Operações Rio e seu acionamento ocorrerá de forma automática. Conforme o nível de água no “piscinão”, as três bombas serão ligadas de maneira gradual. As condições no interior do reservatório e dos rios que passam pela Grande Tijuca também serão acompanhadas pelo Centro de Operações, assim como acontece com os demais rios da cidade.

A praça continuará sendo usada como um canteiro de obras que dará suporte às construções dos demais reservatórios e o “piscinão” concluído operará normalmente. Ao término de todas as obras, a Praça da Bandeira será reurbanizada e devolvida à população. As históricas enchentes na Grande Tijuca terão fim com todo o sistema concluído: os cinco reservatórios e o desvio do Rio Joana.

Os “piscinões” servirão para reservar a água da chuva de eventos intensos, acumulando os volumes e amortecendo os picos das vazões (volume/tempo), evitando transbordamento de rios e enchentes. A água será liberada de forma controlada para rede de drenagem e cursos d’água, retardando a ida dos volumes para a parte baixa e impedindo os alagamentos.

O reservatório da Praça da Bandeira tem a função de captar as águas da drenagem local, diferente dos demais que são para conter as águas dos rios Trapicheiros (na Rua Heitor Beltrão), Joana (na Praça Niterói), Maracanã (na Praça Varnhagen) e Jacó (no Alto Grajaú). Também estão em andamento as obras nos reservatórios das praças Varnhagen e Niterói, em fase de construção das paredes laterais, etapa anterior à escavação da parte central. O desvio do Rio Joana está em execução e criará um segundo deságue para as águas pluviais da Tijuca na Baía de Guanabara.

As obras de controle de enchentes na Grande Tijuca representam orçamento inicial de R$ 292 milhões, com recursos do governo federal e da prefeitura. Todas as obras têm prazo previsto de conclusão em 2016.