• Prefeitura do Rio inaugura obras de drenagem no entorno do Mercadão de Madureira
Publicado em 29/02/2024 - 18:23  |  Atualizado em 07/03/2024 - 13:26
Obra de drenagem no entorno do Mercadão de Madureira

Intervenções eliminaram pontos de alagamentos na Rua Conselheiro Galvão, na Zona Norte

A Prefeitura do Rio entregou, nesta quinta-feira (29/2), as obras de drenagem na Rua Conselheiro Galvão, no entorno do Mercadão de Madureira, na Zona Norte. As intervenções foram realizadas pela Fundação Rio-Águas, em parceria com a Subprefeitura da Zona Norte, e eliminaram um ponto crítico de alagamento na via e em um dos acessos ao mercado popular.

– É uma alegria enorme entregar uma intervenção tão importante. Em enchentes, as pessoas perdem tudo. É muito estressante você estar em casa, num domingo à noite, e ficar sabendo que a água que está caindo da chuva vai encher o teu comércio e te dar um prejuízo enorme. Por outro lado, é muito bom ter a sensação de poder dormir com tranquilidade. Que bom que vocês estão felizes, tomara que vendam bastante e mais empregos sejam gerados – festejou o prefeito Eduardo Paes.

Melhorar o acesso ao Mercadão em tempos de chuva era um desejo de moradores e comerciantes. Para isso, foi construída uma nova rede de drenagem com extensão de 348 metros, que aumentou a capacidade de escoamento da Rua Conselheiro Galvão. As novas galerias funcionam em conjunto com a rede que já existia na rua. A pista foi nivelada, corrigindo pontos baixos que favoreciam a formação de bolsões d’água. Também foram requalificados 5.949 m² de pavimentação e 5.607 m² de passeio público.

– Há mais de 40 anos, os moradores e comerciantes daqui vinham sofrendo nos períodos de chuva. Essa obra veio ajudar muito porque o Mercadão de Madureira é o pulmão da economia da Zona Norte. Os comerciantes nos agradeceram muito porque, nas fortes chuvas do início deste ano, as lojas não ficaram alagadas, a obra realmente funcionou. Agora, os comerciantes vão poder comprar suas mercadorias, fazer estoques e nada vai acontecer em caso de chuva – disse o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

Polo financeiro da Zona Norte, o Mercadão de Madureira gera muitos empregos e atrai milhares de visitantes diariamente. A região, contudo, sofria com alagamentos em dias de chuva forte. Em busca de soluções, a Prefeitura do Rio viabilizou as intervenções na rede de drenagem por meio da Rio-Águas, sob coordenação da Subprefeitura da Zona Norte, para que os problemas associados a enchentes fossem minimizados. A ideia é fazer com que as pessoas que frequentam e trabalham no Mercadão se sintam mais seguras para circular na área, sem riscos de alagamentos.

– Era uma obra esperada por décadas na região. Os transtornos eram imensos aqui, tanto para locomoção quanto também para o comércio do Mercadão, que é muito importante para a economia local. A obra que a gente entregou aqui já foi testada nas últimas chuvas e passou sem problemas – destacou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.

Presidente da Associação dos Comerciantes do Grande Mercadão de Madureira (Acogramm), Pedro Silva não escondeu a emoção durante a inauguração da obra. Destacou que o pleito dos comerciantes era antigo, que muitos sofreram perdas com chuvas e comemorou que as chuvas recentes sequer ameaçam os lojistas.

– Se não tivesse acontecido essa obra de drenagem, nessa última chuva que o Rio de Janeiro todo ficou debaixo d’água, aqui dentro do Mercadão de Madureira teria entrado mais de um metro de água. Mas desta vez, a água não passou da calçada. Era uma obra que a gente queria há mais de 50 anos e, agora, a Prefeitura resolveu. Gratidão, só tenho a agradecer – ressaltou o presidente da Acogramm.