Prefeitura do Rio entrega obras de drenagem da Rua Comendador Guerra, na Pavuna

• Prefeitura do Rio entrega obras de drenagem da Rua Comendador Guerra, na Pavuna
Publicado em 11/03/2024 - 14:51  |  Atualizado em 12/03/2024 - 14:54
Inauguração da obra de drenagem da Rua Comendador GuerraObra de drenagem concluída na Rua Comendador Guerra, na Pavuna

Em Magalhães Bastos, as obras do Bairro Maravilha foram inauguradas na comunidade do Fumacê

A Prefeitura do Rio entregou, neste domingo (10/3), as obras de drenagem da Rua Comendador Guerra, na Pavuna. O afluente do Rio Pavuna foi canalizado para reduzir os alagamentos e beneficia mais de 29 mil moradores da Zona Norte. Murais de grafite coloriram o traçado do rio, levando mais cor e arte para o local, e a região também recebeu uma nova urbanização e uma área de lazer.

– Que alegria ver a rua de vocês assim. A primeira vez que eu vim aqui foi no fim do meu último mandato e eu assumi o compromisso de que faria essa obra. E realizamos. Esta obra é muito importante porque vai beneficiar toda esta região, que, em breve, também ganhará o Parque Pavuna – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

O canal que atravessa a Rua Comendador Guerra foi canalizado em mais de 600 metros pela Fundação Rio-Águas, entre as ruas Inhumai e Amaral Ornelas. Foram construídos ainda 3.615 metros quadrados de passeio e implantados 1.510 metros quadrados de pavimentação.

– Esse era um ponto crítico de muito tempo, uma demanda muito grande da região da Pavuna, que sofria demais com enchentes, parava todo o trânsito. Foi uma obra importante para resolver a questão dos alagamentos, e aproveitamos para criar esses espaços de convivência e lazer. Espero que as pessoas cuidem bastante – destacou o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.

A moradora mais antiga da região destacou a importância da obra para reduzir os alagamentos. E agradeceu pelo mural que foi feito em sua homenagem.

– Ficou maravilhoso. Tiraram toda a imundície. Agora estamos vivendo no reino da glória. Trouxe mais dignidade para nós moradores. Antes, enchia e ninguém conseguia andar por aqui. As casas ficavam cheias de água. Agora não enche nada – avaliou Rilda de Souza, de 79 anos, que mora no local há cerca de 30 anos.

Área de lazer e murais de grafite

A nova área de lazer conta com bancos, mesas de jogos, dois parquinhos para crianças, duas quadras poliesportivas e academia da terceira idade. Além disso, murais de grafite coloriram o traçado do rio, levando mais cor e arte para o local. As fachadas das casas também foram pintadas para compor com os grafites.

Os grafites são da artista Andressa Gandra, que é moradora da Pavuna e faz desenhos há quatro anos.

– Eu sempre quis pintar essa rua quando eu passava de ônibus. Era um espaço que realmente precisava de mais cor, de uma obra. Eu faço ações sociais pelas escolas daqui, então esse trabalho se uniu ao meu propósito de vida. Foi legal fazer o trabalho em sintonia com o pessoal da obra. Os moradores estavam vendo uma mudança muito grande e ao mesmo tempo. Se eu viesse depois com o grafite, eles já estariam habituados com a obra. Mas como foi uma transformação ao mesmo tempo, foi mais impactante.

Bairro Maravilha na comunidade do Fumacê

Também neste domingo, a Prefeitura do Rio finalizou a obra do programa Bairro Maravilha na comunidade do Fumacê, em Magalhães Bastos, na Zona Oeste. Foram entregues 25 ruas requalificadas, entre elas a Ranulpho Bocaiuva Cunha, Olavo Souza Aguiar e Engenheiro José Azevedo Neto. Mais de 28,9 mil metros quadrados de área pública foram revitalizados, beneficiando a população com drenagem, água potável, esgoto, calçamento e pavimentação. As obras foram feitas pela Secretaria de Infraestrutura.

– É uma alegria enorme estar aqui com vocês. Como é bom ver o Fumacê arrumadinho, a rua com dignidade, com drenagem – disse Eduardo Paes.

Programa de urbanização e infraestrutura da Prefeitura do Rio, o Bairro Maravilha está sendo implementado em 97 localidades das zonas Norte e Oeste da cidade. O investimento na iniciativa ultrapassa R$ 1 bilhão. Vinte e cinco projetos já foram inaugurados desde o início da atual gestão.

– Essa é mais uma entrega do programa Bairro Maravilha, trazendo uma urbanização para 25 ruas, ordenando o espaço público, com passeio e acessibilidade. Tem esse tijolinho na calçada, que é bem característico do programa. Além disso, estamos entregando duas pracinhas e um campo de futebol society. Então, é o Bairro Maravilha com esse olhar integrado, não só da urbanização, trazendo lazer para áreas que não tinham esses equipamentos – explicou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Moradora da comunidade do Fumacê desde que nasceu, Eneida de Oliveira, de 59 anos, comemorou as intervenções do programa Bairro Maravilha.

– A obra ficou ótima. Os moradores agora têm acesso mais rápido porque temos uma calçada bacana. Entre os prédios era uma coisa chata, agora todo mundo tem a sua calçada. As ruas asfaltadas, facilitando a ida e vinda das pessoas, das crianças. É uma obra que trouxe mais dignidade, inclusive melhorando a locomoção dos idosos para a clínica da família da comunidade. Os moradores estão satisfeitos.