Obras de desvio do Rio Joana avançam

Publicado em 19/08/2013 - 16:35  |  Atualizado em 11/05/2022 - 17:04

Túnel desviará um terço da vazão que chega ao Canal do Mangue, evitando as enchentes na Praça da Bandeira

As obras de desvio do Rio Joana avançam. O novo curso do rio segue em direção à Baía da Guanabara, a partir de emboques de perfuração do túnel na Quinta da Boa Vista. As escavações ocorrem a pelo menos oito metros de profundidade, tendo 70% delas em rocha e em seção mista, e abrangem uma extensão de 3,4 km de desvio. As obras fazem parte do programa para combater as enchentes na Grande Tijuca, contribuindo para evitar os históricos alagamentos na Praça da Bandeira.

O novo traçado do Rio Joana passará sob a linha férrea e sob o morro São Cristóvão, seguindo pela Rua Fonseca Telles, por meio de túneis perfurados. A implantação do projeto representa a retirada de um terço da vazão que atualmente chega ao Canal do Mangue pelos rios Papa-Couve, Comprido, Maracanã, Joana e Trapicheiros. Estas obras fazem parte do conjunto de intervenções que inclui a construção de reservatórios profundos e que somam investimento de R$ 343,4 milhões, compartilhados entre governo federal e município.

O reservatório da Praça da Bandeira foi entregue em dezembro de 2013, já contribuindo para o controle de enchentes nas vias do entorno dela; e estão em construção outros dois, nas praças Varnhagen e Niterói. Os equipamentos servirão para amortecer a água da chuva de eventos intensos, acumulando os volumes e amortecendo os picos das vazões, evitando transbordamento de rios.